HOME    |    EMPRESA    |    SOLUÇÕES    |    CLIENTES    |    NOTÍCIAS    |    FAQ    |    PARCEIROS    |    CONTATO
    Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017    
 

- Dia das Crianças: Os eletrônicos, presentes favoritos, têm mais de 70% de impostos

De acordo com o IBPT, o IPI e o Imposto sobre a Importação elevam a tributação desses presentes

Os brasileiros que pretendem atender ao anseio de seus filhos, sobrinhos e netos, no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, devem pesquisar com muito cuidado, porque os presentes favoritos da criançada vêm carregados de tributos, como é o caso dos consoles e cartuchos de videogames, com 72,18%, e os televisores, com 44,94% dos valores destinados aos cofres públicos. Outros eletrônicos também carregam o peso dos tributos, como o aparelho de MP3 ou Ipod, a câmera fotográfica e o tablet, que têm carga tributária de 49,45%, 44,75% e 39,12%, respectivamente.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT e reúne as principais opções de produtos comercializados nesta época do ano. De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária desses produtos se deve ao fato de passarem por processos de industrialização ou por conterem itens importados em sua fabricação. Por este motivo, há a incidência de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e o Imposto sobre a Importação – II.

Além dos eletrônicos, outros presentes pesquisados pelo IBPT estão na mira do Leão: os tributos correspondem a 52,78% do valor final dos patins, a 46,49% da bola de futebol e a 45,93% do preço final da bicicleta. Outra opção para presentear nesta data, o livro apresenta carga tributária de 15,52%. “Apesar de possuir imunidade tributária em sua produção, tem a incidência de tributos sobre a folha de pagamento e sobre o lucro obtido com a sua venda”, explica João Eloi Olenike.

TRIBUTOS NA NOTA FISCAL: CONSUMIDOR MAIS CONSCIENTE

Neste Dia das Crianças, cerca de 1,4 milhão de estabelecimentos em todo o País já estão aptos a informar a carga tributária dos produtos ao inserir esta informação no documento fiscal entregue ao consumidor. Isso porque já efeturam o download do sistema desenvolvido pelo IBPT (disponível neste link), com apoio de uma centena de entidades da sociedade civil e produtiva do País, por meio do movimento De Olho no Imposto.

“Gratuito, de fácil acesso e operação, o sistema possibilita às empresas se adaptarem à Lei nº 12.741/12 com o menor impacto possível ao seu negócio. Para o contribuinte, a prática representa um grande passo rumo à Transparência Tributária, pois conhecendo os tributos embutidos em tudo o que consome, o brasileiro têm condições de exigir a aplicação desses valores em saúde, segurança, educação e outros serviços públicos que garantam o desenvolvimento da sociedade”, afirma João Eloi Olenike.

Outras opções de presentes para o Dia das Crianças têm elevada tributação, conforme segue:



O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, está à disposição para entrevistas sobre o tema. Para agendar uma entrevista, entre em contato com a De León Comunicações, no telefone (11)5017-4090 ou envie um e-mail para paloma@deleon.com.br.

Fonte: IBPT


Mais Notícias

 
   
   

HOME    |    EMPRESA    |    SOLUÇÕES    |    CLIENTES    |    NOTÍCIAS    |    FAQ    |    PARCEIROS    |    CONTATO

Rua Conselheiro Lafaiete, 2003, Loja 4, Bairro Sagrada Família - Belo Horizonte - MG - CEP 31035-560 - Alfa Fiscal Ltda. Todos os direitos reservados.